Novas retificações feitas no edital do Concurso Unificado; confira!

O Concurso Unificado passou por nova retificação. O documento com as mudanças pontuais nos blocos temáticos da seleção foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 8.

Alterações no Bloco 1

Uma das alterações realizadas incidiu no Bloco 1 – Infraestrutura, Exatas e Engenharias, com a inclusão da expressão “e outras afins àquelas aqui listadas”, nos cargos de analista e tecnologista do IBGE nas especialidades de Geoprocessamento.

Esta mudança foi solicitada pela Sociedade Brasileira de Geofísica.


Alterações no Bloco 2

No Bloco 2 – Tecnologia, Dados e Informação, a retificação colocou a exigência do registro em conselho de classe para o cargo de estatístico do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

Além disso, ocorreu a alteração no quadro de pontos da etapa de títulos para a carreira de Especialista de Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), passando de 0,5 ponto por ano completo para 1 ponto por ano completo.

Alterações no Bloco 3

A carreira de EPPGG do Bloco 3 – Ambiental, Agrário e Biológicas passou a exigir formação em qualquer área, e não mais conforme constava (com áreas de Ambiental, Agrária e Biológicas).

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

No mesmo Bloco 3, o termo “e outras afins àquelas aqui listadas” foi adicionado às carreiras de analista e tecnologista na área de Análise Ambiental.

Demais mudanças e Inscrições

Entre outras mudanças no edital do Concurso Unificado, outras que se destacam incidem no Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

O cargo de analista técnico de políticas sociais passa a exigir a etapa de curso de formação aos aprovados na área.

O concurso já é o maior da história em número de inscrições, com mais de 1,7 milhão de inscritos. A seleção ficará com inscrições abertas até a próxima sexta, 9 de fevereiro.

Para realizar a candidatura é preciso acessar o site do governo, autenticar a conta e depois finalizar o cadastro pelo site da Fundação Cesgranrio, a banca. Depois, o candidato deve realizar o pagamento da taxa de inscrição. Os valores são de R$60 (médio) e R$90 (superior).

O pagamento ocorre por meio do Guia de Recolhimento da União (GRU).

Com a oferta de mais de 6 mil vagas em diversos órgãos federais, o Concurso Unificado terá suas provas objetivas e discursivas no dia 5 de maio.

A aplicação ocorrerá de forma simultânea em 220 cidades brasileiras.

📂 Concursos Abertos