Consultar PIS / Pasep 2020 e Calendário 2021

O PIS Pasep é um direito de todo trabalhador brasileiro, e o benefício mais buscado é abono salarial, já que ajuda o trabalhador que tem carteira assinada e que faz parte e se enquadra nos termos do PIS. Logo abaixo vamos falar mais sobre esse benefício, confira.

PIS Pasep nada mais é que contribuições sociais que são recolhidas pelas empresas, essas contribuições são transformadas em benefícios aos trabalhadores tanto dos setores privado, quanto dos setores público.

Muita gente acha que são siglas iguais, mas PIS e PASEP são siglas diferentes, a primeira significa Programa de Integração Social, e a sigla da segunda é traduzida para Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público.


O PIS e o PASEP são programas diferentes, mas que funcionam de maneiras parecida. O PIS funciona para funcionários do setor privado, já o PASEP funciona para os funcionários do setor público. O PIS é operado pela Caixa Econômica Federal e o PASEP pelo Banco do Brasil.

Você já sabe qual é o calendário do PIS 2020? Caso a resposta seja não, fique tranquilo. Afinal de contas, neste artigo iremos te falar como é possível realizar a consulta do calendário e também explicar como ter acesso a alguns benefícios do programa. Continue lendo até o final para descobrir mais informações. Boa leitura!

 

COMO FUNCIONA O PIS

O Programa de Integração Social, mais conhecido como PIS, é um tipo de contribuição tributária que o trabalhador da iniciativa privada tem que fazer para ter acesso a benefícios especificados por lei. Esse pagamento do PIS é feito através do portal da Caixa Econômica Federal. Então, para fazer a consulta desse benefício você precisa estar dentro do grupo de pessoas que podem recebê-lo e seguir alguns passos simples para realizar o processo.

Além disso, ao final da consulta do PIS você deve conferir o calendário do PIS 2020 referente ao abono salarial através do site da Caixa, para só assim conseguir ir a uma unidade bancária a fim de retirar o seu dinheiro.

Para saber mais sobre esse benefício e ter acesso ao calendário do PIS 2020, continue acompanhando este conteúdo.

QUEM TEM DIREITO AO PIS?

Todos os trabalhadores que tem carteira assinada são inscritos de forma automática pela CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). As contribuições são realizadas no Banco do Brasil para servidores públicos incluídos pelo PASEP, e na Caixa Econômica Federal para quem contribui pelo PIS.

Para ter direito ao PIS 2020 é necessário estar cadastrado no sistema há pelo menos cinco anos, assim como ter recebido pagamentos médios mensais de até dois salários mínimos neste período.

Além disso, o cidadão deve ter exercido atividade remunerada nos últimos 30 dias e ter seus dados de pessoa jurídica informados de forma correta pela RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).

O governo todos os anos, por meio de programas, distribui partes do fundo a trabalhadores em forma de abono salarial. As pessoas que tem direito aos saques de abonos do PIS ou do PASEP, precisam estar dentro dos seguintes requisitos:

  • Receber menos de dois salários mínimos;
  • Ter carteira assinada por cinco anos no mínimo;
  • Ter registro na carteiro por pelo menos trinta dias consecutivos;
  • É preciso estar informado no Relatório Anual de Informações Sociais (RAIS).

NÚMERO DO PIS – COMO SABER QUAL É MEU NÚMERO DO PIS / PASEP?

Os números do PIS e do Pasep são usados pelo trabalhador para consultar se ele tem direito a alguns benefícios, como o abono salarial e o saque das cotas do fundo do PIS/Pasep. A diferença entre os dois é que um é ligado a trabalhador da iniciativa privada (PIS) e o outro, a trabalhador do serviço público (Pasep).

>>>>>  Veja Aqui como saber o número do PIS

VALOR PIS 2020

O valor do PIS 2020 é referente ao abono salarial, que desde o ano de 2015 é calculado proporcionalmente em relação ao tempo trabalhado no ano-base em que é solicitado.

Desse modo, o cálculo corresponde ao número de meses trabalhados multiplicados por 1/12 do salário mínimo vigente. Logo, o valor para cada trabalhador é diferente e necessita de um cálculo para se chegar a conclusão.

Em caso de dúvida acesse o portal da Caixa para mais informações sobre como realizar esse cálculo, ou ligue para a Central de Atendimento através do número 0800 726 0207.

CONSULTA CALENDÁRIO PIS 2020

calendário do PIS 2020 está disponível no site da Caixa Econômica Federal, mas você pode consultar todas as datas abaixo.

Veja na tabela quais são as datas em que o seu saque estará liberado tendo como base o seu mês de nascimento.

PIS (trabalhadores de empresas privadas)

Nascidos
em
Data
pagamento
Recebem até
Julho16 de julho de 202030 de junho de 2021
Agosto18 de agosto de 202030 de junho de 2021
Setembro15 de setembro de 202030 de junho de 2021
Outubro14 de outubro de 202030 de junho de 2021
Novembro17 de novembro de 202030 de junho de 2021
Dezembro15 de dezembro de 202030 de junho de 2021
Janeiro e fevereiro19 de janeiro de 202130 de junho de 2021
Março e abril11 de fevereiro de 202130 de junho de 2021
Maio e junho17 de março de 202130 de junho de 2021

Já para os Pasep (servidores públicos), o calendário é elaborado seguindo o final do seu número de inscrição (NIS). Veja o calendário:

Final
inscrição
Data
pagamento
Recebem até
016 de julho de 202030 de junho de 2021
118 de agosto de 202030 de junho de 2021
215 de setembro de 202030 de junho de 2021
314 de outubro de 202030 de junho de 2021
417 de novembro de 202030 de junho de 2021
519 de janeiro de 202130 de junho de 2021
6 e 711 de fevereiro de 202130 de junho de 2021
8 e 917 de março de 202130 de junho de 2021

 

💵 PAGAMENTO PIS 2020

O pagamento PIS 2020, assim como já mencionado, pode ser solicitado a partir da data disponível no calendário do PIS 2020.

Sendo assim, lembre-se de acessar o portal da Caixa para confirmar as datas. Feito isso, é só se dirigir à uma unidade do banco munido de seu Cartão Cidadão com o objetivo de receber o benefício.

🔎COMO FAZER CONSULTA DO PIS

No geral, existem várias opções para você que deseja realizar a consulta do PIS 2020. Veja quais são elas a seguir:

🔎 CONSULTAR PIS PELA INTERNET

A primeira opção disponível é através da internet e para isso você deve acessar o portal por meio do seguinte link.

Em seguida, preencha o formulário com as informações solicitadas, que nesse caso são o CPF ou e-mail pré cadastrado, o número NIS (é o mesmo que o número do PIS/PASEP) e a senha. Não se esqueça de responder ao Captcha de segurança e prossiga a consulta.

Caso você ainda não seja cadastrado, basta inserir seu CPF e, em seguida, clicar no botão referente a “Cadastrar”. Feito isso, siga corretamente as instruções de cadastro a fim de conseguir entrar no portal.

Por fim, você terá em tela as informações referentes à situação do seu PIS.

🔎 CONSULTA POR TELEFONE

É possível também realizar a consulta do PIS através do telefone da Central de Atendimento da Caixa Econômica Federal ligando para o número 0800 726 0207.

Ao ligar, é só solicitar a um atendente o serviço de consulta do PIS e ele pedirá algumas informações suas de cadastro e, por fim, informará a sua situação. Caso queira, dessa forma é possível ainda consultar o calendário do PIS 2020.

🔎 CONSULTA PIS NO CAIXA ELETRÔNICO

Caso prefira realizar a consulta pessoalmente, basta se dirigir à uma unidade da Caixa e solicitar através do caixa eletrônico. Nesse caso, é necessário ter em mãos seu Cartão Cidadão e sua senha pré cadastrada para realizar a consulta e posteriormente o saque.

🔎 CONSULTA PIS APLICATIVO CAIXA

Consulta PIS aplicativo caixa

Para ajudar você que gosta de ter tudo a apenas um clique de distância, a Caixa Econômica Federal oferece em seu aplicativo Caixa Trabalhador as opções de consulta PIS, além de informações sobre o abono salarial, seguro-desemprego, e os calendários de pagamento. O aplicativo está disponível na Play Store para celulares Androids ou na App Store para iOS.

 

🔎Como consultar Pasep

De acordo com o governo, todos que tem dinheiro no fundo Pasep poderão receber os recursos, mas não foi divulgado ainda a data de começo da liberação. Até o momento só podia sacar todo o dinheiro do fundo o trabalhador que estivesse dentro de alguns requisitos, como ter mais de 60 anos de idade ou ser aposentado.

Os indivíduos que tem direito ao fundo Pasep são os que trabalharam com carteira assinada entre os anos de 1971 e 1988 e não sacaram os recursos ainda. Confira agora como saber se você tem algum saldo para receber:

No caso de funcionários públicos eles podem fazer a consulta das seguintes maneiras:

  • No site do Banco do Brasil, onde é necessário informar só o número de inscrição no Pasep, data de nascimento e o CPF;
  • Por meio dos telefones: 4004 0001 (para as capitais) e 0800 729 0001 (para as outras localidades), é preciso estar com o CPF e o número de inscrição do Pasep em mãos e informar a data de nascimento;
  • A última maneira é indo até uma agência do Banco do Brasil com um documento de identidade que tenha RG, CPF e foto.

Leia também: