Programa Voa Brasil 2024 – Quem tem Direito e Cadastro

Programa Voa Brasil é uma oportunidade para você que deseja viajar dentro do país, mas, infelizmente, não têm condições financeiras para arcar com todos os custos das passagens.

Porém, para usufruir desse benefício é necessário contemplar alguns requisitos. Mas não se preocupe!

Pois você entenderá tudo sobre o assunto, lendo este conteúdo. Acompanhe.


O Programa Voa Brasil, que anteriormente prometia democratizar o acesso às viagens aéreas por meio de passagens subsidiadas, passa por mudanças significativas que impõem restrições e redefinem seus beneficiários.

O anúncio dessas alterações foi feito pelo ministro do governo, trazendo à tona uma nova dinâmica para o programa.

Uma das principais mudanças é a definição de novos beneficiários para o programa. Agora, o Voa Brasil será direcionado exclusivamente a dois grupos específicos: aposentados do INSS com renda de até dois salários mínimo.

Também serão beneficiados estudantes do Programa Universidade para Todos (ProUni) que não tenham realizado viagens de avião no último ano.

Apesar das alterações nos beneficiários, o programa Voa Brasil mantém seu propósito inicial de oferecer passagens aéreas mais acessíveis em voos com assentos disponíveis, complementando a ocupação das aeronaves até 80%.

Essa medida visa não apenas beneficiar os contemplados pelo programa, mas também contribuir para a otimização dos recursos e a maximização da eficiência no setor de aviação.

Quem tem direito ✈️ Programa Voa Brasil?

Para participar do Programa Voa Brasil do Governo, é necessário estar dentro de alguns pré-requisitos mínimos.

Ou seja, o programa não é para todas as pessoas, mesmo que se considere baixa renda, pois é necessário estar dentro de algumas regras como:

Não ter feito nenhum voo doméstico nos últimos 12 meses, ou seja, no último ano, a pessoa não pode ter viajado de avião dentro do Brasil;
Aposentados, pensionistas e estudantes têm preferência dentro do programa, desde que comprovem a condição;
Pessoas com a renda mensal máxima de R$ 6.800 por mês.

Se você estiver dentro desses requisitos, poderá fazer o cadastro no programa, que também funciona de forma simples, como explicamos no próximo tópico.

🗺️ Como funciona o cadastro?

Na realidade, não existe um “cadastro completo” para ser feito e assim participar do Programa Voa Brasil.

Além disso, não há um processo seletivo para as pessoas que desejam viajar por meio do programa. O que existe, na realidade, é um aplicativo específico para essas viagens de até R$ 200

Basta baixar o aplicativo oficial do programa e, em seguida, cadastrar o seu CPF. Se você estiver dentro dos requisitos necessários, poderá fazer a compra da passagem que estiver disponível.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Como comprar uma passagem aérea pelo programa?

Além de fazer o cadastro do seu CPF diretamente no aplicativo do Governo, é necessário que a compra das passagens também ocorra dentro do app.

Dessa maneira, será possível garantir que você tenha acesso a oportunidades abaixo do valor do mercado, podendo viajar para diversos trechos do país. Veja como funcionará:

1 – Primeiro, você deverá fazer o seu cadastro no aplicativo, como mencionamos anteriormente;

2 – Em seguida, deverá navegar, dentro do app, pelas oportunidades que estiverem aparecendo na tela. Lembrando que não é todo trecho que pode ser comprado via Programa Voa Brasil, pois tudo depende da disponibilidade das companhias aéreas. Por isso, é preciso avaliar quais são as opções disponíveis e selecionar a que você acha mais interessante;

3 – Depois disso, é só seguir com a sua compra, via app, e garantir a sua próxima viagem com um preço muito mais acessível.

Outro ponto que vale ser destacado e que além de não ser qualquer trecho que estará disponível, também não é qualquer data.

Quando começa o Programa Voa Brasil?

Antes de fazer as malas, certifique-se de que você já tem acesso à plataforma GOV.BR. Esse é o seu passaporte para o Voa, Brasil e outros programas do Governo Federal. Não entre em perrengue, entre no GOV.BR.

Embora inicialmente esperado para ser oficializado na primeira quinzena de março/2024, o lançamento do programa Voa Brasil foi adiado para 2024, conforme anunciado pelo ministro.

Feirão
O ministro falou ainda que, entre os dias 17 e 19 de maio, será realizado um grande feirão nacional do turismo, com promoções de passagens e pacotes aéreos.

O ministro falou em entrevista o seguinte: “Vai ser uma espécie de Black Friday fora de época, onde as companhias aéreas estarão presentes, onde as grandes operadoras do Brasil e grandes agências de viagem estarão presentes, ofertando pacotes de viagem a preços promocionais, com condições de financiamento pelo Banco do Brasil e pela Caixa em até 60 meses”, fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br

 

👤💰 Fique atento a possíveis golpes
O Governo informa que não realiza cadastro e nem cobrança de valores para participação no programa. O Ministério esclarece que o acesso de parte da população brasileira a viagens aéreas com tarifas mais acessíveis, ainda está em ajuste final. Caso o cidadão receba ligação, correspondência, mensagem de texto no celular ou via redes sociais solicitando depósito em dinheiro para ser incluído no Voa Brasil. É sempre importante lembrar que não se deve fornecer dados pessoais, como CPF, nome, data de nascimento, etc. para pessoas desconhecidas ou inseridas em sites de origem desconhecida.fonte: https://www.gov.br/portos-e-aeroportos/pt-br/assuntos/noticias/nao-caia-em-golpe-programa-voa-brasil-ainda-nao-foi-lancado-1

📂 GOV.BR