IPVA 2021 CE

Normalmente, no mês de dezembro os Estados começam a divulgar os prazos para pagamentos do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), recolhido anualmente em todo o Brasil. Contudo, cada estado formula sua própria alíquota e calendário para pagamento.

O vencimento do IPVA 2021 no estado do CE varia de acordo com a placa do veículo. A partir do número final, é definido um calendário para o pagamento de uma ou mais parcelas do tributo. Carros com placas com finais diferentes têm datas de vencimento do IPVA diferentes.

A Assembleia Legislativa do Ceará aprovou o projeto de lei do Governo do Estado que concede isenção do IPVA 2021 para transportes escolares. A proposição também reduz de 3% para 1% a alíquota do mesmo imposto para autoescolas credenciadas no Detran CE.


O IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores) no Ceará terá uma redução média de 4,95% em 2021 em relação a este ano, segundo informou nesta terça-feira (29) a titular da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), Fernanda Pacobahyba.

Os motoristas que pagarem a cota única até o dia 29 de janeiro terão desconto de 5%. Quem optar pelo parcelamento, sem desconto, poderá parcelar em até cinco vezes, sendo a primeira em 10 de fevereiro e a última em 10 de junho.

Os boletos para pagamento estarão disponíveis para os proprietários de automóveis no site da Secretaria da Fazenda. O documento pode ser obtido também pelo aplicativo “Meu IPVA”, disponível gratuitamente nas lojas Play Store (para aprelhos de celular Android) e App Store (aparelhos iPhone). Os boletos podem ser emitidos a partir de 1º de janeiro.

 

Consulta IPVA CEARÁ (CE

O guia de pagamento não é mais enviado para residência dos proprietários de veículos, portanto, é necessário realizar a consulta ao IPVA CE 2021 pela internet. A consulta ao IPVA 2021 pode ser feita on-line pelo site da Secretaria da Fazenda do Ceará (SEFAZ).

Para ficar a conhecer o valor que você deverá pagar, bem como ficar por dentro de outras informações necessárias para o pagamento bem-sucedido deste imposto, você precisará de realizar a consulta online IPVA. Essa consulta pode ser feita mediante o seguinte passo a passo:

  1. Entre no site oficial do SEFAZ;
  2. Continue clicando na opção “Certidões” e depois selecione “Quitar IPVA”;
  3. Agora basta seguir em frente informando o número de CHASSI do seu veículo e depois clicar na opção “Emitir” para acessar o documento.

As instituições que farão parte da rede arrecadadora incluem Banco do Brasil, Caixa Econômica, Banco do Nordeste, Bradesco, Santander, Itaú, casas lotéricas e a rede Pague Menos.

Terão direito à isenção do IPVA pessoas com deficiência (PcD), assim como proprietários de máquinas agrícolas, táxi, ônibus de transporte urbano e metropolitano, além de veículos com mais de 15 anos de fabricação.

Tabela do IPVA 2021 estado do CE

O vencimento dos pagamentos varia de acordo com a placa do veículo.

Data de pagamento do IPVA 2021 no Ceará

Forma de PagamentoData
Parcela única, com 5% de descontoaté 29 de janeiro
1ª parcela10 de fevereiro
2ª parcela10 de março
3ª parcela12 de abril
4ª parcela10 de maio
5ª parcela10 de junho

Segundo informações da Secretaria da Fazenda do Ceará, o IPVA 2021 no estado terá uma redução média de 4,95%, em decorrência da queda nas vendas do varejo.

Alíquotas para carros variam entre 0,5% e 3,5%, a depender do valor do veículo.

Motocicletas, veículos de grande porte e carros de locadoras ficam com a taxa em 1% do valor do bem.

Quando vence o IPVA CE 2021?

No Ceará, os vencimentos das parcelas do IPVA 2021 se iniciam no dia 29 de janeiro. Os condutores que realizarem o pagamento da alíquota à vista até essa data terão um desconto de 5%. Quem optar pelo parcelamento, sem desconto, poderá parcelar em até cinco vezes, sendo a primeira em 10 de fevereiro e a última em 10 de junho.

No Ceará, os pagamentos não são divididos pelo número final de cada placa. Todos os condutores, independentemente do final da placa do seu automóvel, possuem as mesmas datas para quitar os impostos.

Na Tabela IPVA ( acima) é possível ter acesso a data limite que precisa ser observada para o pagamento do IPVA. Sendo que esse calendário traz os prazos tanto para quem fará o pagamento em cota única, como para os contribuintes que pretendem parcelar a quantia.

Ao conferir os prazos, é preciso que o contribuinte tenha em mente o último digito da placa do seu veículo, uma vez que essa informação é usada como identificação para a atribuição das datas-limite para o pagamento do IPVA.

 

Pagamento 2021 CE

O processo que permite o pagamento do IPVA é bastante simplificado. Sendo que para isso o interessado somente precisa de:

  • Emitir o guia de pagamento e;
  • Seguir com a quitação do tributo numa das agencias bancarias mais próximas.

Para emitir o boleto de pagamento, o contribuinte terá que acessar o SITE DO DETRAN e seguir o mesmo passo a passo da consulta para ter acesso ao guia de pagamento.

 

Qual o valor do IPVA 2021 no CE?

O valor que deve ser pago por cada contribuinte do IPVA vai depender do valor venal do veículo em causa e da alíquota estabelecida na tabela da FIPE. Valendo lembrar que o valor venal vai variar consoante o ano de fabricação, marca e outras especificações do veículo.

Alíquota do IPVA 2021Y no Ceará

Tipo de veículoAlíquota
Carros de passeio padrão3,5%
Motocicletas, motonetas, ciclomotores, triciclos, de até 125 cilindradas1%
Ônibus, micro-ônibus, caminhões e veículos de locadoura1%

 

TAXA DE LICENCIAMENTO 2021 EM CE

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos, chamado somente de CRLV ou Licenciamento, é um imposto que deve ser pago anualmente. Esse imposto garante com que o veículo siga circulando e é de porte obrigatório para o motorista.

Deseja consultar o valor ou imprimir o boleto? Veja como funciona:

  1. Acesse o site Detran CE: www.detran.ce.gov.br
  2. Clique em “Veículo”
  3. Clique em “Licenciamento”
  4. Informe a placa, Chassi ou Renavam do veículo
  5. Clique em “confirmar”

 

Isenção do IPVA 2021 CE

Terão direito à isenção do IPVA pessoas com deficiência (PcD), assim como proprietários de máquinas agrícolas, táxi, ônibus de transporte urbano e metropolitano, além de veículos com mais de 15 anos de fabricação.