GOV.BR – Cadastro

Neste artigo você encontra:

  Onde usar a conta Gov.br
  Conta Gov.br – Cadastro
  O que são os níveis da conta Gov.br
  Como aumentar o nível da conta GOV.BR
  Perguntas Frequentes
  Como recuperar senha da conta Gov

A conta Gov.br dá acesso aos serviços públicos já digitalizados pelo governo brasileiro.


A conta GOV.BR é gratuita e está disponível para todos os cidadãos brasileiros.

Com o cadastro da sua conta gov.br, o governo conseguirá te identificar quando solicitar algum serviço público digital.

Cada serviço público exige um nível de segurança diferente. Assim, para acessar alguns serviços você precisará apenas dos seus dados básicos.

Para acessar outros, você precisará de uma conta maior nível de segurança, como as contas prata e ouro (explicamos melhor abaixo).

Você pode aumentar o nível de sua conta usando o aplicativo gov br e seguir as orientações por lá, e pode também logar na sua conta gov.br e aumentar o seu nível em “Selos de Confiabilidade”.

Onde usar a conta gov.br?

Você pode usar a sua conta gov.br para acessar serviços:

Programas SociaisAuxílio Brasil
Cartão SUS – Serviços do SUS
CNH – Consultar sua CNH Digital
INSS – Simular aponsentadoria no Meu INSS
CTPS – Baixar a Carteira de Trabalho Digital
ENEM – Inscrever-se no exame
Outros – além de diversos outros serviços


GOV.BR – CADASTRO

O cadastro da conta gov.br é grátis.

Pode cadastrar a conta; qualquer cidadão brasileiro ou estrangeiro que tenha registro na base de dados do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

Quem ainda não possui, pode fazer o cadastro pelo site e em conjunto pelo aplicativo:

🌐 PASSO a PASSO – PELO SITE:

1 – Acessar site oficial: https://acesso.gov.br

2 – Após digitar seu CPF, clique em “Continuar”;

3 – Leia, aceite os termos e clique em “Continuar”;

4 – Nesta etapa você deve escolher:

A) baixar o aplicativo e continuar o cadastro via reconhecimento facial

B)  continaur sem baixar o aplicativo, clique em selecione a opção “Não tenho celular”
»
seguimos a explicação com a opção B, que vai autenticar o cadastro via banco.

5 – Aponte um dos bancos para criar a conta ou clique em “Tentar de outra forma”, caso você não possua conta em banco ou não queira utilizá-la;

6 – Informe alguns de seus dados, como data de nascimento e nome da mãe, e clique em “Confirmar”;

7
– Confirme alguns de seus dados;

8 – A plataforma vai enviar um código, que pode ser recebido via e-mail ou celular. Digite-o no local indicado;

9 – Crie uma senha que atenda os critérios exigidos;

Com isso, já é possível fazer o login com a conta gov.br em outros serviços.

OPÇÃO POR APLICATIVO

Na nova versão do aplicativo, se o usuário inserir o CPF na tela inicial e for constatado que ele ainda não possui uma conta de acesso, é direcionado automaticamente para o fluxo de criação de contas.  Outra novidade é que, a partir de agora, o usuário pode acessar os serviços públicos sem a necessidade de inserir login e senha.

O aplicativo gov.br possui um QR Code e permite a autenticação por meio de leitura do código.

Você poderá criar sua conta no portal gov.br e por meio de uma única senha conseguirá acessar vários serviços digitais do governo.

📲 PASSO a PASSO – PELO CELULAR:

No seu celular, acesse a loja de aplicativos e baixe o aplicativo “gov.br”

1 – Após digitar seu CPF, clique em “Continuar”.

2 – Leia, aceite os termos e clique em “Continuar”;

3 – Em seguida, será preciso fazer o reconhecimento facial. Essa é uma forma de deixar os seus dados ainda mais seguro, provando que você é realmente a pessoa que está realizando o cadastro.

4 – Em seguida, informe alguns de seus dados, como data de nascimento e nome da mãe, e clique em “Confirmar”;

5
– Confirme alguns de seus dados;

6 – A plataforma vai enviar um código, que pode ser recebido via e-mail ou celular. Digite-o no local indicado;

7 – Crie uma senha que atenda os critérios exigidos;

Com isso, já é possível fazer o login com a conta gov.br em outros serviços.


O que são os níveis da conta gov.br?

A conta gov.br tem três níveis de segurança e acesso: BRONZE, PRATA e OURO.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Quando a conta é criada pelo site do Gov.br no formato básico ou via formulário online do INSS ou da Receita Federal, por exemplo, a conta gov.br costuma iniciar no nível bronze, que dá acesso apenas parcial aos serviços digitais do governo e cujo grau de segurança é considerado apenas básico.

Para saber tudo sobre  aumentar níveis da conta Gov.BR confira a matéria.

 


Perguntas Frequentes

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Não tenho mais acesso ao celular, como desabilito a verificação em duas etapas?

Se por algum motivo você não tiver mais acesso ao aplicativo gov.br no seu celular, você ainda pode desabilitar a verificação em duas etapas fazendo a recuperação de senha.
Na tela de login, digite seu CPF e, na tela seguinte, clique em “Esqueci minha senha” para recuperar sua senha por meio do Reconhecimento facial ou pelo login com algum dos bancos credenciados.
Ao recuperar sua senha, a verificação em duas etapas será automaticamente desabilitada. Você pode habilitá-la novamente a qualquer momento.

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Por que eu preciso de uma conta gov.br?

Uma conta gov.br é uma representação digital de quem você é. Ela permite a sua identificação e a comprovação de quem você é para interagir em meios digitais.
Em meios presenciais, você precisa preencher formulários, apresentar sua carteira de identidade e assinar documentos para provar quem você é e poder realizar algumas transações, como abrir conta em banco ou fazer um financiamento, por exemplo.
No ambiente digital, a conta gov.br permite fazer todas essas transações com o governo, de forma online.
Você vai utilizá-la para acessar os serviços públicos que são digitais (sites de governo), fazer a Prova de Vida, interagir com o governo assinando documentos digitais necessários em processos eletrônicos, além de realizar outras transações.
A conta gov.br permite que qualquer pessoa se identifique para interagir online com o governo.

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Como criar minha conta gov.br?

Para criar sua conta gov.br, basta clicar no botão “criar conta gov.br”, na página inicial, ou baixar o aplicativo gov.br para o seu celular. Ao digitar seu CPF, se não possuir uma conta gov.br, será direcionado para criar uma. Você será guiado em todos os passos!
Para iniciar, se você tiver CNH ou biometria facial na Justiça Eleitoral, você fará o reconhecimento facial pelo aplicativo gov.br. Se der tudo certo, sua conta já será Ouro ou Prata, e na telinha você verá a mensagem.
Caso não tenha CNH ou biometria, você poderá criar sua conta por meio do acesso em um dos bancos credenciados! Assim, sua conta será Prata.
Mas, se não for possível criar a conta com banco credenciado, você responderá um breve questionário e criaremos uma conta Bronze para você. Não há custos para criar sua conta gov.br e o processo é transparente e seguro.

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Posso ter a conta gov.br sem ter aplicativo?

Sim, você pode ter a sua conta gov.br mesmo sem ter o aplicativo gov.br. No entanto, o aplicativo é parte importante da sua conta.
É por meio dele que você acessa um grande número de funcionalidades da conta gov.br.
Por exemplo, para acessar as funcionalidades de visualizar e compartilhar seus dados e documentos digitais, realizar validação facial e Prova de Vida, você precisará ter o aplicativo instalado.

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Meus dados estão protegidos quando uso a conta gov.br?

Sim! A conta gov.br é única e segura e atende aos princípios da Lei Geral de Proteção de Dados.
Por essa lei, o cidadão é o dono dos seus próprios dados e precisa ser avisado sobre como eles estão sendo usados e compartilhados.
Os dados da sua conta gov.br são compartilhados apenas com os serviços que você autoriza e podem ser desautorizados por você a qualquer momento.
A conta gov.br também possui outras funcionalidades para aumentar a sua segurança e dificultar o acesso não autorizado aos seus dados.
O “duplo fator de autenticação” pode ser habilitado no seu celular, o que dificulta o acesso de outras pessoas mesmo que saibam a sua senha, pois precisarão ter acesso ao seu aparelho para conseguir logar na sua conta.
Por regra, há também a vinculação das contas prata e ouro a um único dispositivo, de modo que, ao usarem um dispositivo diferente para acessar sua conta, será necessário confirmar realizando o reconhecimento facial. Além disso, são utilizadas tecnologias modernas e seguras para a proteção dos dados armazenados e transmitidos.

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Por que meu reconhecimento facial está inválido?

Seu reconhecimento facial pode ser inválido por diferentes razões. O aplicativo gov.br faz a leitura da sua foto e sua biometria facial e encaminha esses dados biométricos para as bases da Justiça Eleitoral ou da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) para comparação.
Se a foto e biometria facial enviadas não baterem com os seus dados que constam nessas bases, dentro dos parâmetros mínimos de “acurácia” (semelhança entre os dados comparados), seu reconhecimento facial é considerado inválido. Nesse caso, você não pode utilizar a opção de reconhecimento facial para criação da conta gov.br.
O reconhecimento facial pode ser inválido por motivos relacionados à qualidade da sua foto, quando você está em um ambiente escuro ou com objetos cobrindo seu rosto, ou aspectos da sua biometria facial que diferem da base de dados.
Se o seu reconhecimento facial for inválido, você pode criar sua conta gov.br de outras formas, clicando em “Tentar de outra forma”.

 


🔑 Como recuperar minha senha de acesso a conta gov.br?

Existem 4 opções para recuperar sua senha:

1) Reconhecimento Facial; 2) Bancos Credenciados ou Internet Banking, 3) E-mail e; 4) Celular.

1) Reconhecimento Facial:

Caso não possua acesso a seus contatos, você ainda pode escolher qualquer das demais opções. Na opção de Reconhecimento Facial, basta ter o aplicativo gov.br instalado em seu celular, e ao ler o QR code gerado, você será direcionado para fazer o reconhecimento facial no aplicativo. Depois disso é só cadastrar a nova senha.

2) Bancos Credenciados ou Internet Banking:

Se ainda assim não conseguir recuperar sua senha, por não ter acesso aos contatos cadastrados ou o reconhecimento facial está inválido, você pode escolher as opções de Bancos Credenciados ou Internet Banking.

A recuperação por bancos é segura, pois você fará o login no ambiente do banco e após logar, poderá cadastrar a nova senha. A opção de internet banking ocorre da mesma forma, mas você recebe uma senha temporária para acessar o gov.br. Essa senha deverá ser alterada assim que você acessar sua conta.

3) E-mail

Se você possui acesso ao e-mail cadastrado na sua conta, basta escolher essa opção, informar o código recebido no seu e-mail e cadastrar sua nova senha.

4) Celular

Caso tenha algum problema com a recuperação de senha por e-mail, clique na opção “Não tenho acesso a este e-mail” e você será redirecionado para o fluxo de recuperação pelo celular. Informe o código recebido no seu celular e cadastre uma nova senha.

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