Concurso Unificado quebra recorde de inscrições e ultrapassa o Banco do Brasil, afirma MGI

O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), também conhecido como Enem dos Concursos, atingiu a marca de 1,7 milhão de inscritos nesta quarta-feira, 7.

De acordo com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), esse concurso é o maior da história em número de inscrições, superando até mesmo o concurso do Banco do Brasil, aberto em 2021, que teve 1,6 milhão de candidatos.

O MGI, responsável pela organização do Concurso Unificado, não esclareceu se o número divulgado de inscritos já é o total de inscrições confirmadas, ou seja, com o pagamento da taxa de inscrição ou a isenção aceita. Ou se o quantitativo se refere aos preenchimentos de formulários sem a quitação da taxa.


O Ministério da Gestão também anunciou uma lista com a parcial de inscritos para realização das provas em cada estado brasileiro. São Paulo lidera, com mais de 150 mil inscritos, seguido pelo Rio de Janeiro, com mais de 149 mil inscrições, e o Distrito Federal, com mais de 141 mil. As inscrições ficarão abertas até a próxima sexta-feira, 9 de fevereiro, e podem ser realizadas por meio da página do Concurso Público Nacional Unificado. O valor da taxa de inscrição varia de R$60 para cargos de nível médio, e de R$90 para cargos de nível superior.

Vagas do concurso estão distribuídas em blocos temáticos

O Concurso Unificado oferece um total de 6.640 vagas para diferentes cargos de 21 órgãos do Poder Executivo Federal. Essas oportunidades estão agrupadas em 8 blocos temáticos, que representam as áreas de políticas públicas brasileiras.

Ranking de preferência entre cargos deve ser feito

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Com a possibilidade de concorrer a vários cargos no mesmo bloco temático, no momento da inscrição o candidato deve estabelecer um ranking de preferência. A pontuação do participante nas provas será considerada para todos os cargos incluídos no ranking de preferência. Em entrevista à Folha Dirigida por PrefeituradeSP.org, a secretária adjunta de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) e coordenadora da Comissão de Governança do CPNU, Regina Camargos, sinalizou que a dinâmica será semelhante à do Sistema de Seleção Unificado (SISU), em que o candidato usa a nota no ENEM para concorrer a vagas em diferentes universidades.

Detalhes sobre as provas do Concurso Unificado

O Concurso Público Nacional Unificado será composto pelas fases de provas objetivas e discursivas, perícia médica (avaliação biopsicossocial), procedimentos de verificação da condição declarada e procedimentos de verificação documental complementar. As provas objetivas e discursivas serão realizadas no dia 5 de maio, em 220 cidades espalhadas pelo país, divididas em dois turnos. A avaliação de títulos será necessária para alguns cargos. Para os cargos de nível médio, do Bloco 8, as provas objetivas terão questões de Língua Portuguesa, Noções de Direito, Matemática e Realidade Brasileira, e a discursiva será uma redação. Já para os cargos de nível superior, na parte objetiva, os concorrentes deverão responder a questões sobre Políticas Públicas e Conhecimentos Específicos, a depender do bloco temático escolhido. Já na discursiva, será cobrada uma questão sobre Conhecimentos Específicos.

📂 Concursos Abertos