Como Consultar FGTS 2021

Em 2021 temos uma forma muito simples e fácil para consultar o FGTS. Este serviço é oferecido pelo INSS GOV (Instituto Nacional do Seguro Social) via Internet, 100% online, para facilitar a vida dos cidadãos brasileiros. De maneira bastante simples, você consegue saber quanto tem de FGTS para receber.

Abaixo preparamos as melhores formas para você realizar a consulta.

Primeiro de tudo > Quem tem direito ao FGTS?

Agora, antes de falarmos especificamente sobre a consulta do saldo do FGTS, temos que lhe apresentar alguns pontos importantes sobre o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Por exemplo, além do saldo, muita gente tem dúvidas sobre quem tem direito ao benefício.


De modo geral, podemos dizer que o FGTS é destinado a alguns tipos de trabalhadores, considerando então todos os trabalhadores regidos pela CLT (Consolidação  das Leis do Trabalho) e os trabalhadores Rurais.

Além dos trabalhadores CLT, os trabalhadores temporários (pessoas contratadas para prestar serviços por um período de tempo determinado), empregados domésticos, safreiros (trabalhadores rurais que só trabalham na época de safras) e atletas profissionais também possuem direito.

Veja mais informações sobre quem tem direito ao FGTS aqui


OPÇÃO 1 – CONSULTAR FGTS SITE DA CAIXA

Agora sim vamos ao que interessa, saiba que para você fazer a consulta do saldo do FGTS, você só precisa inserir o número do PIS e a sua senha no site da Caixa Econômica Federal. E se você ainda não tem uma senha é só criar o cadastro nesse primeiro acesso.

E para encontrar o número do PIS, basta consultar a carteira de trabalho ou o seu cartão cidadão.

Dessa forma, as informações do número do PIS e da senha devem ser inseridas na página principal da Caixa. Então, aparecerão os serviços gratuitos que podem ser consultados, como o extrato completo, a atualização de endereço e extrato por período.

Para fazer essa consulta online, considere também a possiblidade de baixar o aplicativo do FGTS, que foi desenvolvido pela Caixa. Por ele, o caminho é o mesmo. E você pode, inclusive, usar o mesmo cadastro que foi criado no site.

Aliás, para quem vai fazer o primeiro cadastro no app, a Caixa disponibilizou um vídeo curtinho e muito explicativo. Por ele, dá para aprender a criar a senha e acessar as informações. Veja abaixo.

OPÇÃO 2 – CONSULTAR FGTS COM APLICATIVO

aplicativo FGTS oferece ao trabalhador funções exclusivas para operações e detalhamento do serviços do fundo.

Caixa Econômica, administradora dos serviços do FGTS (INSS – Instituto Nacional do Seguro Social – Previdência Social), disponibilizou funções inteiramente digitais relacionadas ao fundo no aplicativo.

A partir da disponibilização do app, se tornou possível fazer upload de documentos, consultar extratos, acompanhar as etapas de processos, indicar contas para receber o benefício e administrar os saques liberados de forma totalmente online. Além disso, também é possível solicitar outras modalidades de saque indisponíveis e consultar o saldo disponível na conta.

Para acessar essas funções basta adquirir o aplicativo no seu smartphone. Confira a seguir o passo a passo para baixar e utilizar a plataforma.

Como baixar o aplicativo FGTS

O primeiro passo é abrir a página inicial do celular, conectado a uma rede de internet, e abrir a loja de aplicativos – Play Store ou App Store. Em seguida, pesquise por FGTS e instale o aplicativo disponibilizado pela Caixa Econômica Federal. Após o download, abra o aplicativo e clique em “Cadastre-se”.  Serão exigidos alguns dados pessoais, como:

  • Nome completo;
  • Data de nascimento;
  • CPF;
  • E-mail.

Em seguida, informe uma senha de acesso para utilizar o aplicativo e clique no botão “Não sou um robô”. O sistema do aplicativo fará um verificação e enviará um e-mail de confirmação para o endereço cadastrado. É importante acessar a caixa de e-mail e confirmar o cadastro.

Após isso, volte ao aplicativo e insira o CPF e senha cadastrados anteriormente para entrar na interface da plataforma.

A partir do login, o sistema fará mais algumas perguntas sobre a vida funcional e solicitará que aceite as condições de uso do aplicativo. Responda as perguntas e leia os termos antes de aceitar. Após esse último processo, todas as funções estarão disponíveis na tela.

O site da Caixa oferece mais informações e canais para dúvidas, além dos telefones para contato, sendo eles:

 

 

OPÇÃO 3 – Consultar o extrato do FGTS por SMS

Passo 1: acesse e efetue o seu login no Portal da Caixa, clique no menu “FGTS” à esquerda do menu superior e selecione a opção “Serviços no celular”.

Efetue o login na sua conta e, no menu FGTS, clique em “Serviços no celular” (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 2: preencha, confirme seu número de celular com DDD e clique em “Continuar”. Na próxima aba, clique em “Cadastrar”. Espere o pedido ser processado, pois, esta solicitação pode demorar alguns dias para ser confirmada.

Preencha o DDD, seu número de celuar e clique em “Continuar” (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Como consultar o extrato do FGTS pelo aplicativo da Caixa

Passo 1: se você possui acesso ao Internet Banking da Caixa (Play Store ou App Store), abra o aplicativo e, no menu principal, clique em “FGTS e INSS – Previdência Social”. Esse acesso é restrito aos correntistas do banco Caixa.

Na tela inicial do app, clique em “FGTS e INSS” 

Passo 2: no menu lateral aberto, clique em “FGTS”.

Menu lateral aberto, clique na opção “FGTS” 

Passo 3: com as opções de FGTS abertas, clique na opção “Extrato” para ter acesso ao saldo da sua conta do FGTS.

Para verificar o seu saldo, clique em “Extrato” 

Pronto! Agora você poderá acompanhar o saldo do seu FGTS diretamente do app FGTS, do site ou Internet Banking da Caixa, ou até mesmo através de SMS que você pode receber em seu dispositivo móvel.

 


FGTS Extrato – Previdência Social

Como consultar o extrato do FGTS (INSS) via site da Caixa

Passo 1: acesse o Portal da Caixa e, caso não possua uma conta com senha de internet, informe o número do seu NIS (ou PIS) ou CPF e clique em “Cadastrar”. Ao final do regulamento, clique em “Aceito”.

Todos os passos possuem a verificação CAPTCHA, que garante que não é um robô realizando um cadastro, portanto, não se esqueça de marcá-lo antes de prosseguir para os próximos passos.

Passo 2: preencha todos os campos com as suas informações e, ao finalizar, clique em “Confirmar”.

Passo 3: preencha, confirme o seu e-mail e clique em “Confirmar”.

Passo 4: crie e confirme a sua senha de internet seguindo os padrões exigidos. Ao finalizar o processo, clique em “Confirmar”.

Passo 5: voltando à tela inicial, preencha o CPF, NIS ou e-mail, coloque a senha que você acabou de criar e clique em “Acessar”.

Passo 6: para conferir o saldo, clique na opção “FGTS” à esquerda do menu superior e selecione “Extrato” ou “Extrato Completo”. Caso você possua mais que uma conta de FGTS, elas estarão disponíveis separadamente quando a aba for aberta.

 


FGTS Emergencial 2021

Governo pretende liberar o saque emergencial do FGTS em 2021 = O saque do FGTS emergencial 2021 pretende ajudar os trabalhadores afetados pela pandemia.

O Governo parece ter entendido que não vai ser possível evitar a volta do auxílio emergencial, como também oferecer outras formas de ajuda aos trabalhadores de baixa renda.

O valor do saque poderá ser e até R$ 1.100, um salário mínimo, considerando a soma dos valores de todas as contas ativas (emprego atual) ou inativas (empregos anteriores) com saldo no FGTS. Cada trabalhador tem direito a receber até um salário mínimo de todas as contas ativas e inativas do fundo.

Nesta fase, o dinheiro poderá ser movimentado apenas por meio do aplicativo  Caixa Tem . A ferramenta permite o pagamento de boletos (água, luz, telefone), compras com  cartão de débito virtual em sites e compras com  QR code (versão avançada de código de barras) em maquininhas de cartão de lojas parceiras, com débito instantâneo do saldo da poupança digital.

 

Quer saber mais sobre FGTS?  Veja tudo que já publicamos sobre:

» Tudo sobre FGTS
» Como Consulta FGTS 2021
» FGTS Emergencial 2021
» Quem tem direito ao FGTS