Aplicativo Meu INSS

Saiba tudo sobre o Meu INSS

O Meu INSS é uma ferramenta criada para dar maior facilidade à vida do cidadão. Pode ser acessada pela internet do seu computador ou pelo seu próprio telefone celular (Android e IOS).

Há algum tempo o INSS desenvolveu um aplicativo para auxiliar a obtenção de informações por parte dos contribuintes e beneficiários. No entanto, como a programação ainda estava sendo inserida, não logrou tanto êxito.

É a Agência da Previdência Social na palma da sua mão!


Com a atual situação pandêmica do país e a necessidade de meios virtuais eficazes para dar assistência à população, foi desenvolvida novas funcionalidades ao Meu INSS. A ideia central deste recurso é prestar informações sem a necessidade do usuário sair de casa.

O app está disponível para Android e iPhone (iOS), e também no website. Neste texto, você vai encontrar todas as funcionalidades do app Meu INSS e como instalá-lo.

Para utilizar esses serviços é necessário se cadastrar e obter senha, no próprio site ou aplicativo. Continue no artigo para acessar os endereços rápidos de cadastro.

O aplicativo Meu INSS permite que você:

– peça um benefício ou serviço e acompanhe o andamento do pedido;
– solicite aposentadoria;
– calcule quanto tempo falta para aposentar;
– tire extratos como imposto de renda, pagamento de benefícios, contribuição no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), empréstimos consignados;
– solicite declaração de recebimento de benefício do INSS;
– agende perícia médica;
– atualize seus dados de cadastro;
– solicite outros serviços.

Você também poderá encontrar a agência do INSS mais perto de você pelo aplicativo.

Para fazer seu cadastro no Meu INSS, você precisará de: CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe e estado em que nasceu. Você terá também que responder algumas perguntas sobre sua vida profissional. As perguntas servem para conferir sua identidade.

Passo a Passo – Como Instalar o Aplicativo MEU INSS

O aplicativo pode ser instalado gratuitamente na loja de ferramentas do Google Play e Apple Store, bastando digitar no campo de busca: Meu INSS. Para aproveitar todas as funções que citamos no tópico anterior, será necessário criar um login e uma senha. 

Ao abrir a ferramenta, a tela inicial irá fornecer a opção “Faça sua senha aqui mesmo”. Feito isso, o sistema irá te encaminhar para a etapa de criação da sua chave de acesso. Para fazê-la, você será levado a fazer um breve cadastro.

Passo a Passo – Cadastre-se!

O Meu INSS está na plataforma de governo gov.br, que oferece um ambiente de autenticação digital único do usuário aos serviços públicos do Governo que estão na Internet. Traduzindo isso, significa que, com um único usuário e senha, você pode utilizar todos os serviços públicos digitais que também estejam no gov.br.

Para fazer o cadastro é preciso CPF, nome completo, data de nascimento e responder algumas perguntas do seu cadastro junto ao INSS. Está com dúvidas? O vídeo abaixo mostra o passo a passo do cadastro no Meu INSS.

Também é possível obter uma senha provisória pelo site de alguns bancos para realizar facilmente seu cadastro no Meu INSS (mais abaixo, é informado quais).

Veja o passo a passo para o cadastro com uma senha provisória.

Confira em quais bancos é possível conseguir a senha provisória do Meu INSS e qual caminho a seguir no Internet Banking (site) deles:

Banco do Brasil: bb.com.br > Serviços > Previdência social > Senha meu INSS > NAI
Banese: banese.com.br > Internet Banking Banese > Serviços > Gerar Senha Meu INSS – NAI
Banrisul: banrisul.com.br > Menu Serviços > Criar Código INSS
Bradesco: bradesco.com.br > Outros Serviços > Documentos > INSS – Cadastrar Código Inicial de Acesso ao Portal Meu INSS (NAI)
Itaú: itau.com.br >Previdência > INSS > Cadastrar senha inicial de acesso ao Portal Meu INSS
Caixa Econômica Federal: caixa.gov.br/Páginas > Serviço ao Cidadão > INSS > Gerar Código para Serviço INSS
Santander: santander.com.br > Outros Produtos > Demais Serviços > NAI – Núcleo de Autenticação Interbancária
Sicoob: sicoob.com.br > Outras opções > Previdência Social > Senha Meu INSS > NAI

Conheça os serviços do Meu INSS

No Meu INSS você pode solicitar diversos serviços e benefícios sem sair de casa. E pode até enviar sua documentação digitalizada (escaneada) ou fotografada (por meio de foto tirada pelo celular). Após realizar a solicitação, você pode acompanhar, com o número do protocolo de requerimento, o andamento do pedido pelo Meu INSS ou telefone 135.

Veja alguns serviços que podem ser solicitados diretamente pelo Meu INSS:

  • Aposentadoria por Idade
  • Aposentadoria por tempo de contribuição
  • Salário maternidade
  • Pensão por morte
  • Auxílio-doença
  • Seguro Desemprego do Pescador Artesanal
  • Benefícios Assistenciais
  • Certidão de tempo de contribuição
  • Alterar local ou forma de pagamento
  • Cadastrar ou renovar procuração ou representante legal
  • Solicitar pagamento de benefício não recebido
  • Recurso e revisão

São mais de 90 serviços que você pode solicitador sem sair de casa!

 

Conheça agora alguns dos principais serviços disponíveis no Meu INSS

Agendamentos/Solicitações: é possível pedir um benefício ou serviço do INSS e acompanhar o andamento do requerimento.

Pedir Aposentadoria: é possível pedir aposentadoria por tempo de contribuição ou por idade, seja ela urbana ou rural. E também aposentadoria da pessoa com deficiência, além daquelas concedidas em outros países que contenham acordo internacional celebrado com o Brasil.

Simular Aposentadoria: a ferramenta realiza uma busca automática de todas as informações e dados de vínculos do segurado registrados nos sistemas do INSS para calcular o tempo de contribuição, ou seja, quanto tempo falta para o segurado se aposentar. E caso falte algum que porventura não conste nos registros previdenciários, há a opção de incluir manualmente para fazer a simulação.

Extrato de Imposto de Renda: é utilizado pelos beneficiários do INSS que precisam declarar imposto de renda (IR).

Declaração de Beneficiário do INSS: declaração que informa a existência ou não de benefício em seu CPF. Alguns órgãos de governo costumam exigir esse ‘Nada Consta’.

Extrato de Pagamento: esse histórico é usado para comprovar que a pessoa recebe benefício do INSS e mostra sua renda mensal. Vale para fins legais como abertura de conta em bancos, abertura de crediário, empréstimo consignado, gratuidade para idosos no transporte interestadual, programas educacionais, entre outras finalidades. Detalha valores, o banco e data de pagamento do benefício.

Extrato de Contribuição CNIS: histórico de toda a situação contributiva do trabalhador, seja empregado, empregado individual, empresário, empregado doméstico e também sobre o aposentado. Permite saber, mês a mês, se a empresa (ou o patrão) está repassando a contribuição e se os recolhimentos estão sendo feitos de forma correta. Dá pra saber também quais os períodos que estão faltando para que possa garantir a comprovação futura ou se está perto ou não de se aposentar. Vale mencionar que algumas instituições bancárias disponibilizam diretamente a consulta ao extrato previdenciário pelo terminal de auto-atendimento e até pelo site do banco: Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

Extrato de Empréstimo: por meio desse extrato é possível ao segurado conferir todo histórico de créditos consignados realizado com desconto no seu benefício previdenciário, além de outras informações como a margem da consignação atual, valores de parcela e prazo.

Resultado de Benefício por Incapacidade: informa se o segurado foi considerado capacitado ou não para o trabalho. Esse serviço se destina às pessoas que pediram auxílio-doença ou outro benefício por incapacidade.

Agendar Perícia: serviço de agendamento específico para a perícia médica, tanto para o pedido inicial quanto para o pedido de prorrogação do benefício. E, devido estado de calamidade pública pela qual o país está passando, é possível também enviar atestado médico direto pelo Meu INSS.

Carta de Concessão: documento que comunica ao cidadão sobre a concessão do benefício (ou seja, que ele de fato recebeu o benefício), a forma de cálculo utilizada para apuração da renda mensal inicial (quanto vai receber) e informações relativas ao banco responsável pelo pagamento.

Consultar Revisão de Benefício – Artigo 29: saber se o benefício está listado para revisão quanto à fórmula de cálculo. Só para os enquadrados no artigo 29, II da Lei 9876/76.

Encontre uma Agência: localiza a agência do INSS mais próxima, por meio do CEP ou do município.

Declaração de Contribuinte Individual (DRSCI): a Declaração de Regularidade de Situação do Contribuinte Individual (DRSCI) é o documento que comprova que o trabalhador segurado autônomo, também chamado de Contribuinte Individual, está com situação cadastral regular e com seus recolhimentos em dia.

Atualização de Dados Cadastrais: é possível atualizar dados de contato (endereço, telefone e e-mail) tanto de quem ainda não tem benefício quanto de quem já é beneficiário do INSS. É possível até incluir um endereço secundário, que pode ser inclusive um endereço de segurado em país estrangeiro.

 

Envio de Atestado Médico pelo Meu INSS

Já é possível enviar o atestado médico diretamente pelo Meu INSS (computador ou aplicativo para celulares) para ser avaliado pela perícia.

Desde o mês de março de 2020, o atendimento presencial nas agências está suspenso temporariamente devido à pandemia pela COVID-19. Por isso, a Portaria Conjunta 9.381, publicada em 7 de abril de 2020, permitiu o envio do documento pelo Meu INSS.

 

Mudança de Pagamento para Conta Corrente

Os beneficiários do INSS que recebem por meio de cartão magnético já podem fazer a mudança de pagamento para conta corrente pelo Meu INSS .

Basta logar (com CPF e senha), clicar em “Agendamento/Solicitações“, em seguida, clicar em “Atualização para manutenção de Benefício e outros serviços” e, finalmente, em “Transferir Benefício para Conta Corrente“. Após este passo, o segurado deve enviar os documentos necessários.

 

 


Consulte utilizando o APP INSS

Os campos preenchidos devem constar dados como seu nome completo, telefone, e-mail, CPF, etc. Após a verificação de “Não sou um robô”, basta confirmar as informações inseridas e continuar o seu procedimento.

Tenha em mãos a sua CTPS ou Guia de Recolhimento para não errar nas respostas solicitadas pelo app. Depois de concluir essa fase, será a hora de finalmente criar sua senha. De acordo com a página do INSS, ela deve ter no mínimo 8 dígitos.

Finalizado o passo a passo, dirija-se a “Meu INSS” e em “Login”. Caso insira seu CPF e a senha, estará apto para usufruir de todos os serviços oferecidos pela aplicação, que não são poucos, não é mesmo?


Como utilizar o aplicativo Meu INSS

O aplicativo oferece diversos serviços aos trabalhadores brasileiros, sem precisar sair de casa. Está disponível serviços para os cidadãos que não queiram emitir uma senha no site. Os serviços que podem ser feitos sem a utilização da senha são:

  • Agendamentos e solicitações;
  • Agendar Perícia;
  • Emitir Guia de Pagamento (GPS);
  • Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT);
  • Calendário de Pagamento;
  • Encontre uma Agência;
  • Verificar Autenticidade de Documentos.

A plataforma também disponibiliza extratos e declarações. Para os demais, é possível visualizar a situação da aposentadoria e pensões. Para demais utilidades, o usuário terá que emitir uma senha no registro no site do INSS.

O aplicativo está disponível para Android e iPhone, para instalação entre na loja de aplicativos do seu smartphone e procure por “Meu INSS”. Depois de instalado, inicie o app e faça seu cadastro na plataforma. Caso não queira emitir, utilize os serviços que não necessitam de login.


Como se cadastrar no Meu INSS

O aplicativo Meu INSS está ligado a plataforma o site oficial do governo, o “gov.br”. O cadastro nesse site é importante para qualquer serviço governamental online. Portanto, o registro na plataforma do gov.br será necessária para demais outros serviços. Para fazer o cadastro é necessário que esteja com o CPF em mãos.

No aplicativo, leia os passos iniciais e clique em “Faça uma nova senha aqui mesmo”. Depois de entrar nessa aba, clique em “Criar uma senha” e coloque seu CPF, data de nascimento, número de telefone e email. Também é possível obter uma senha provisório pelo site de alguns bancos para realizar o seu cadastro no INSS.

Os bancos que disponibilizam senhas provisórios são:

  • Banco do Brasil;
  • Banese;
  • Bradesco;
  • Itaú;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Santander;
  • Sicoob.

Contato & Dúvidas sobre Meu INSS 

Se tiver dúvidas, ligue para 135 (Central de Atendimento do INSS).